mobilidade sustentável NAS ELEIÇÕES em ALagoas 2022

O que é essa Campanha

A campanha tem como objetivo principal incorporar os princípios e os principais componentes da mobilidade sustentável (mobilidade a pé e por bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade universal) nos programas de governo e de mandato das candidaturas ao governo do estado, à Assembleia Legislativa (Deputados/as Estaduais) e ao Congresso Nacional (Deputadas/os Federais e Senadores/as).

O principal instrumento da campanha é a elaboração e entrega de propostas para as candidaturas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A campanha realizará incidência sobre as candidaturas visando a assinatura formal e a sua assunção de compromisso com as propostas, de modo que aquelas que forem eleitas apliquem tais propostas sob a forma de políticas públicas e de matérias legislativas.

A Campanha é imparcial e aborda todas as candidaturas e partidos políticos e não manifesta apoio ou preferência a nenhuma delas.

A Campanha Mobilidade Sustentável nas eleições 2022 está tendo continuidade devido a Campanha de Mobilidade Ativa nas Eleições que foi baseada em experiências exitosas realizadas desde 2008 em cidades brasileiras, na Campanha Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística 2014 (dirigida às candidaturas à Presidência da República) e na Campanha Bicicleta nas Eleições 2016 (abordando as eleições municipais).

A partir de 2018, com o avanço das mobilizações e iniciativas de defesa e de promoção da mobilidade a pé e da compreensão da necessidade de integrar as lutas em torno da concepção de mobilidade ativa, as organizações civis de ciclistas e de pedestres apresentam uma campanha unificada.

Basicamente, a campanha consiste na elaboração de propostas para serem entregues às candidaturas ao poder executivo e legislativo estadual e federal, na comunicação com a imprensa, na busca de apoio de organizações sociais e na sensibilização dos eleitores.

A Coordenação Nacional da Campanha executará a campanha junto às candidaturas à Presidência da República e prestará assessoria gratuita (metodologia, modelos e exemplos de atividades, materiais de apoio, orientações para comunicação social) para que organizações locais executem a campanha nos seus estados.

Fale conosco através do email: assocalciclismo@gmail.com ou pelo celular / whatsapp: (82) 99995-3618

Objetivos

  • Aproveitar a importância das eleições para incluir a mobilidade ativa no debate político, contribuindo para a qualificação das eleições como momento do qual se espera ser democrático e politizador da sociedade

  • Relacionar a mobilidade ativa com as demais pautas de transformação social e para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e contribuir com o cumprimento da Nova Agenda Urbana nas cidades brasileiras

  • Criar um ambiente favorável para ampliar a inclusão da mobilidade ativa nas políticas públicas e nas legislações pelos poderes executivos e legislativos estaduais e federais, objetivando a formação de políticas de Estado (articuladas e duradouras) em substituição às políticas de governo

  • Qualificar o conhecimento da sociedade em geral sobre a mobilidade ativa e sensibilizar os eleitores para apoiarem candidaturas comprometidas com a mobilidade urbana de baixas emissões, tanto de gases de efeito estufa quanto de poluentes locais

  • Contribuir para o fortalecimento das organizações de ciclistas de cidades brasileiras, para o seu reconhecimento local e para a atuação em rede delas nas escalas estadual e nacional.

  • Quais as responsabilidades

  • Para o desenvolvimento da Campanha, a Coordenação Nacional oferece assessoria gratuita e diversas ferramentas, mas as organizações participantes também têm suas responsabilidades.

NÓS TEMOS ONZE LEIS MUITO IMPORTANTES PARA CICLISTAS! CLIQUE AQUI

conheça a CARTA DE COMPROMISSO DOS CANDIDATOS

A Carta Compromisso para com a Mobilidade Urbana Sustentável nas eleições, na sua versão para o Poder Executivo e para o Poder Legislativo, foi elaborada apenas pelos que fazem a Associação Alagoana de Ciclismo-AAC e está disponível a seguir.

001 CARTA DE COMPROMISSO COM A CICLOMOBILIDADE - AAC.pdf

CANDIDATOS E PESSOAS QUE ASSINARAM A CARTA

Gestores de Maceió

A Carta foi entregue no dia 22/09/2022 numa solenidade do Dia Mundial sem Carro e o Prefeito em exercício de Maceió, Exmo. Sr. Galba Novaes Netto leu e assinou imediatamente. Foi muito bom te-lo conosco pelo estímulo colocado e justamente no Dia do Ciclista Alagonao e do Ciclista Maceioense.

  1. Galba Novaes Netto - Prefeito em exercício da cidade de Maceió, Presidente da Câmara Municipal de Maceió sendo do MDB em 22/09/2022 - @Galba Novaes Netto

  2. - @Aquardando você

Candidaturas ao Governo de Alagoas

As Cartas serão entregues a todas as candidaturas. Os comprovantes de entrega e a candidaturas que assinarem a Carta serão listadas neste local:


Candidaturas ao Senado por Alagoas

As Cartas serão entregues a todos os partidos políticos para que eles as repassem as candidaturas das respectivas siglas aos Senadores por Alagoas. Os comprovantes de entrega e as candidaturas que assinarem a Carta serão listadas neste local:


Candidaturas a Deputado Federal por Alagoas

As Cartas serão entregues a todos os partidos políticos para que eles as repassem as candidaturas das respectivas siglas aos Deputados Federais por Alagoas. Os comprovantes de entrega e as candidaturas que assinarem a Carta serão listadas neste local:

  1. Dr. Cleber Costa - Candidato a Deputado Federal pelo PSB com o número 4000 em 05/09/2022 - @Dr. Cleber Costa

  2. Lenilda Luna - Candidata a Deputada Federal pela UP com o número 8080 em 08/09/2022 - @Lenilda Luna

  3. Gaby Ronalsa - Candidata a Deputada Federal pelo PV com o número 4321 em 14/09/2022 - @Gaby Ronalsa

  4. Fátima Santiago - Candidata a Deputada Federal pelo PV com o número 4322 em 22/09/2022 - @Fátima Santiago


Candidaturas a Deputado Estadual por Alagoas

As Cartas serão entregues a todos os partidos políticos para que eles as repassem as candidaturas das respectivas siglas aos Deputados Estaduais por Alagoas. Os comprovantes de entrega e as candidaturas que assinarem a Carta serão listadas neste local:

  1. Ivanilda Gomes - Candidata a Deputado Estadual pela UP com o número 80180 em 09/09/2022 - @Ivanilda Gomes

  2. Silvio Camelo - Candidato a Deputado Estadual pelo PV com o número 43123 em 13/09/2022 - @Silvio Camelo

  3. Dudu Ronalsa - Candidato a Deputado Estadual pelo MDB com o número 15333 em 13/09/2022 - @Dudu Ronalsa

  4. Teca Nelma - Candidata a Deputada Estadual pelo PSD com o número 55444 em 15/09/2022 - @Teca Nelma

  5. Judson Cabral - Candidata a Deputada Estadual pelo PSD com o número 13200 em 22/09/2022 - @Judson Cabral


Subscrições à Carta Compromisso

As organizações legalizadas ou não, sindicatos, clubes e os grupos ciclísticos que manifestarem apoio às propostas contidas na Carta Compromisso serão listados neste local.

Para subscrever a Carta Compromisso preencha o formulário clicando aqui.

  1. Grupo Carcarás de trilhas - Clóvis Antonio de Lima Ramires em 04/09/2022 - @Carcarás de Trilha

  2. Equipe Mari Bike - Francisco José dos Santos em 07/09/2022 - @Equipe Mari Bike

  3. Grupo Catracas Maceió Oficial - Denis Augusto Carneiro Lemos em 08/09/2022 - @Catracas Maceió Oficial

  4. Club das Bicicletas Antigas - Felipe Ferreira de L em 08/09/2022 - @Club das Bicicletas Antigas

  5. Associação Circuito Integração de Ciclismo-ACIC em 09/09/2022 - Waldemir Barbosa - @Circuito Integração

  6. Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Maceió - SINTURB/MAC com o Cartão Vamu Mobilidade - Guilherme Borges de Oliveira em 12/09/2022 - @Vamu Mobilidade

  7. Grupo Guerreiras do Pedal - Áurea Luiza Nobre 19/09/2022 - @Guerreiras do Pedal

Campanha Nacional

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições tem a sua Coordenação Nacional a cargo das organizações UCB – União de Ciclistas do Brasil, Associação G-14, Cidadeapé, Idec e Redes Vidas Ativas. Além de prestar assessoria para a realização das campanhas estaduais, a Coordenação Nacional também abordará as candidaturas à Presidência da República. A campanha nacional pode ser acessada neste site.

O que é Mobilidade Sustentável

A Coordenação Estadual da Campanha assume o significado de mobilidade sustentável nos termos apresentados pela Coordenação Nacional, cujo texto está disponível aqui.

Coordenação Estadual da Campanha 2022

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 é coordenada pela Associação Alagoana de Ciclismo-AAC. Organizações interessadas em formar parceria podem entrar em contato através deste e-mail.

RELAÇÃO DE PRIORIDADES NO TRÂNSITO

Você pode fazer DOAÇÃO para a nossa entidade conforme SEGUE:

Doações podem ser feitas por qualquer pessoa e de qualquer valor. por depósitos na conta da AAC no Banco código 290 da PagSeguro, Agência 0001, conta corrente Nº 4287815-7, CNPJ da AAC: 12.987.493/0001-15, ou através do PIX que é o nosso email: assocalciclismo@gmail.com. Após depósito ou transferência, favor encaminhar comprovante por email: assocalciclismo@gmail.com ou pelo ZAP (82) 99995-3618, exceto se não quiser ser identificado. Obrigado.

Descrição feita por Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).