ARA-JUÁ 2015

CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE

CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE EM 2015

O grupo denominado de ARA-JUA foi idealizado por Egberto Pedro da Silva, que desde 2008 reúne os amigos de diversos estados, para fazer cicloviagens de 03 ou 04 dias.

Nos últimos 04 anos o grupo tomou corpo, com realização de 03 viagens anuais para destinos diversos, com a participação mais consistente dos membros do grupo. Dentre estas viagens, a Arapiraca/Juazeiro do Norte é a mais tradicional, que acontece de forma quase contínua e desde 2015 que Antônio Facchinetti participa (tiveram nos anos de 2015, 2018, 2019 (deixou de ter em 2020 por causa da Pandemia, 2021 e 2022), sempre com saída às quartas-feiras da semana do feriado de Corpus Christi.

O grupo conta com a participação de pessoas experientes em cicloviagens e eventos ciclísticos, como ex-presidente e vice da Federação Alagoana de Ciclismo (Egberto Pedro da Silva), organizadores de eventos internacionais de ciclismo, com larga experiência na organização de movimentos, passeios e cicloviagens, além de empreendedores alagoanos. 

Permaneceram nessa viagem entre os dias de 23/12 (quarta feira - mas, os que saíram de Maceió saíram na terça feira, dia 22) com retorno para Arapiraca e Maceió no dia 28/12 (segunda feira) do mês de dezembro de 2015, tendo passado o Natal viajando.

Percurso: Arapiraca/AL a Garanhuns/PE com 122 km, Garanhuns a Custódia/PE com 184 km, Custódia a São José do Belmonte/PE com 167 km e São José do Belmonte a Juazeiro do Norte/CE com 122 km, perfazendo um percurso total de 595 km.

Antônio Facchinetti, um dos primeiros a ser convidado e que aceitou de imediato em participar, participando pela primeira vez dessa cicloviagem para o destino em apreço, membro fundador da Associação Alagoana de Ciclismo - AAC, nascido em 25 de março de 1955. Salientamos que este ciclista aceitou o convite mas, não estava em condições para fazer uma viagem desse porte porque sofreu um acidente - uma trombada com outro ciclista, o Sr. Geraldo, que então precisou operar a mão esquerda, ficando sem andar de bicicleta (mão engessada), por aproximadamente uns 50 dias. Vale lembrar que ambos ciclistas estavam participando do Passeio Ciclístico Pesado da AAC que saiu de Maceió e foram até a Barra de São Miguel, com percurso total de aproximadamente 74 km. O Geraldo andou mais rápido, chegando no Viaduto da Barra antes dos demais e resolveu voltar na contramão, ou seja: no sentido contrário ao nosso. Assim, aconteceu de se chocar com o ciclista Antônio Facchinetti, onde ambos caíram, o Geraldo bateu com o queixo no asfalto, cortou o queixo e ficou desacordado momentaneamente e o Facchinetti teve o dedo mindinho da mão esquerda quebrado e precisou ser operado para a sua recuperação. Tiveram a sorte de um funcionário público, o Professor Denis Henrique Pimenta Salvador, da Prefeitura da Barra de São Miguel, que mesmo naquela hora da noite, umas 21h30, estava voltando para Maceió, percebeu que tinha havido algum problema com os ciclistas, fez o retorno e parou próximo deles e perguntou se estavam precisando de alguma coisa. Ele estava numa caminhonete, daí, foi muito importante seu retorno e seu apoio, levando os dois ciclistas e suas bicicletas até a Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia), onde as bicicletas foram transferidas para o carro de Antônio Facchinetti, um Fiat Uno. Daí, eles foram até a casa do Geraldo no Vergel do Lago que ficava mais próxima do Hospital de Pronto Socorro. Na casa do Geraldo, ele foi grosseiro com a esposa dele o que foi muito estranho, uma vez que ele é sempre bem educado. Depois eles foram para o Hospital para serem atendidos. O Geraldo não lembrava de nada. A pancada dele foi toda no queixo indo a nocaute. Depois que foram atendidos e medicados, voltaram na casa do Geraldo e ele perguntou para Antônio Facchinetti: E você sabe onde é minha casa? Ele disse, nós já estivemos lá, deixamos nossas bicicletas lá, você foi até grosseiro com sua esposa e sei que você não é assim. Então ele disse que não se lembrava de nada;

Egberto Pedro, o grande idealizador dessas viagens, já participou de várias competições e atualmente um cicloviajante. Foi o grande idealizador do Desafio Internacional de Ciclismo que aconteceu por 13 vezes e deixou de existir por uma casualidade inesplicável até o presente.

Seu Severino, um cicloviajante, conheci nessa viagem, já fez mais de 33 viagens ao Juazeiro do Norte/CE, saindo em geral de Arapiraca, grande ciclista, pedalando mais do que qualquer um dos ciclistas envolvidos, com grande experiência nesse tipo de viagem e pela terceira vez com Egberto que participa dessa viagem, 67 anos, no ano de 2015;

Almir, nos conhecemos durante a viagem, pedalou legal fazendo o percurso em tempo muito bom;

Kely Roberta (Esposa do Almir), também conheci nessa viagem, muito simpática e fotógrafa de primeira.

Percursos: Arapiraca/AL a Juazeiro do Norte/CE, passando por Garanhuns, Venturosa, perfazendo um total de 595 km percorridos de bicicleta.

Amem e Amém!

Projeto Elaborado por Egberto Pedro da Silva e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC)