PROJETO ARA-JUÁ 2021

PROJETO DA CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA AO JUAZEIRO DO NORTE/CE

PROJETO DA CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE EM 2021

Olá,

Este ano, queremos fazer uma homenagem ao Sr. Severino Xavier que fez mais de 36 Cicloviagem de Arapiraca/AL até o Juazeiro do Norte/CE e no ano de 2020 veio a falecer.


No ano de 2021, esperamos contar com a participação de vários cicloviajantes que tinham viajado ou não com o homenageado, saindo de Arapiraca no dia 02 e retornando no dia 05/06/2021.

PROJETO CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE EM 2021

APRESENTAÇÃO

Um homem de uma humildade imensa, de muitos amigos e de pura fé, que viajava de bicicleta anualmente de Arapiraca - AL a Juazeiro do Norte - CE, realizou 36 viagens, pedalando aproximadamente 600 km para fazer valer a sua fé em Nossa Senhora das Dores. O ponto final de sua viagem acontecia na Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde entrava de joelhos, numa pura demonstração de fé e devoção.

1.   OBJETIVO

Homenagear o amigo de todos os ciclistas que o conheceram, através de uma viagem conjunta, convidando a todos que quiserem participar, que será transformada em documentário a ser veiculado na tv, no cinema, e/ou nas plataformas de entretenimento televisivo.

2.   ARA-JUA - Um grupo de amigos viajantes.

O grupo denominado de ARA-JUA foi idealizado por Egberto Pedro da Silva, que desde 2008 reúne os amigos de diversos estados, para fazer cicloviagens de 03 ou 04 dias.

Nos últimos 04 anos o grupo tomou corpo, com realização de 03 viagens anuais para destinos diversos, com a participação mais consistente dos membros do grupo. Dentre estas viagens, a Arapiraca/Juazeiro do Norte é a mais tradicional, que acontece de forma contínua desde 2015, sempre com saída às quartas-feiras da semana do feriado de Corpus Christi.

O grupo conta com a participação de pessoas experientes em cicloviagens e eventos ciclísticos, como ex-presidente e vice, da Federação Alagoana de Ciclismo, organizadores de eventos internacionais de ciclismo, com larga experiência na organização de movimentos, passeios e cicloviagens, além de empreendedores alagoanos.

3.   ARA-JUA 2021

Em 2021, a cicloviagem ARA/JUA será denominada SEVERINO, O BIKEROMEIRO DA FÉ, com a participação estimada de 50 ciclistas adeptos de cicloviagem, que prestarão homenagem ao amigo romeiro, falecido em 2020.

A cicloviagem será feita em 04 etapas (dias), saindo de Arapiraca no dia 02 de junho (quarta-feira), às 05 horas da manhã, com destino a Delmiro Gouveia-AL, no sertão alagoano. Um percurso de aproximadamente 165 km, com previsão de chegada dos primeiros ciclistas, por volta das 14 horas.

No segundo dia, 03 de junho (quinta-feira), às 05 horas da manhã, será dada a partida de Delmiro Gouveia-AL com destino a cidade de Floresta-PE, um percurso de aproximadamente 150 km, com previsão de chegada dos primeiros ciclistas, por volta das 12 horas.

No terceiro dia, 04 de junho (sexta-feira), às 05 horas da manhã será dada a partida de Floresta-PE, para a cidade de Salgueiro-PE, num percurso de aproximadamente 142 km, com previsão de chegada dos primeiros ciclistas, por volta das 12 horas.

No quarto e último dia, 05 de junho (sábado), às 05 horas da manhã será dada a partida de Salgueiro-PE para Juazeiro do Norte-CE, passando pela cidade pernambucana de Cedro, com subida e descida da Serra do Araripe, ao acabar essa serra chega na cidade cearense de Barbalha antes da chegada ao destino final, com percurso aproximado de 122 km, que tem a previsão de acontecer às 12:00 h.

Chegando em Juazeiro do Norte, os ciclistas se reunirão na Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde todos entrarão de joelhos até o altar, repetindo o gesto que Severino fazia ao final de cada uma das suas viagens.

No domingo, aqueles que ainda estiverem em Juazeiro do Norte, serão convidados para se fazerem presentes na missa das 09h00 na mesma igreja.

Todo o custeio da viagem (estrutura de apoio mecânico/alimentar móvel, refeições, hospedagem durante todo o percurso, transporte de retorno a sua cidade) ficará a cargo de cada participante. Duas camisas comemorativas serão distribuídas para todos os participantes da cicloviagem, em todos os momentos.

ALGUNS REGISTROS DA CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE

Saída de Garanhuns/PE - 2015

Chegada em Juazeiro/CE - 2015

Percurso de Juazeiro - 2017/2018

Percurso de Juazeiro em 2018

Percurso de Juazeiro em 2019

Percurso Juazeiro em 2021

Percurso Juazeiro em 2022

Percurso em 2018

Percurso em 2018

Percurso em 2018

Percurso em 2018

Percurso em 2019

Projeto de Autoria de Egberto Pedro da Silva e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC)