ARA - JUA 2024
CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE
CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DO NORTE/CE EM 2024
Ciclistas de todo o Brasil, que já possuem o hábito de pedalar grandes distâncias, e de todas as idades, são convidados para se juntarem ao grupo, bastando fazer contato com o organizador, Egberto Pedro, através do WhatsApp (82) 99930 7666 ou podem falar também com Antônio Facchinetti através do WhatsApp (82) 9995-3618.
Ciclistas de 37 a 84 anos viajaram 570 km de bicicleta pela sétima vez entre Arapiraca e Juazeiro, sendo que desta vez o destino será Juazeiro da Bahia. Nas seis viagens anteriores o destino foi Juazeiro do Norte, no Ceará.
LIDE: Este ano a largada acontecerá às 5:00 horas da manhã do dia 6 de junho, no hotel Sol Nascente, em Arapiraca, e o percurso de 570 km será feito em cinco dias, com pernoites nas cidades de Olho D’Água do Casado (AL), Jatobá (PE), Rodelas (BA), Curaçá (BA) e Juazeiro (BA).
CONTEÚDO: O objetivo da cicloviagem, criada pelo arapiraquense Egberto Pedro em 2008, é reunir os amigos que gostam de curtir a vida e a amizade com qualidade de vida e professar a fé. Neste ano, entre ciclistas e equipe de apoio, 25 pessoas estiveram nas estradas de Alagoas, Pernambuco e Bahia.
Alguns atletas se destacam pelas suas histórias de superação e longevidade ativa:
ÁLVARO CÉZAR: Iniciou a prática do ciclismo em 1980 tardiamente aos 37 anos. Hoje, os 79 anos, pedala regularmente e já competiu nas modalidade de ciclismo de estrada, mtb e triátlon. Seus mais importantes títulos são: tricampeão brasileiro de triátlon olímpico, campeão sul-americano de triátlon olímpico e vice-campeão panamericano de triátlon olímpico, além de campeão do triátlon internacional de santos, todos os títulos em sua categoria.
Também conhecido como O Ironman Baiano, por ser o primeiro atleta baiano a concluir o Ironman do Hawaii, em 1994. No ciclismo de estrada foi pentacampeão baiano e campeão norte-nordeste. Este ano, além de estar se preparando para a seletiva do Ironman do Hawaii na categoria 80 – 84 anos, fará a sua quarta participação no ARA-JUA 2023.
LUDSON MONTEIRO LEÃO: Iniciou as práticas de ciclismo e corrida de rua depois de uma cirurgia bariátrica, quando pesava em torno de 168 kg. Hoje, o jovem fisioterapeuta arapiraquense, de 36 anos, pesa aproximadamente 83 kg e leva a vida entre os cuidados aos seus pacientes e as pedaladas para o ARA-JUA 2023, além dos treinamentos e participações em corridas de rua pelo estado de Alagoas. Um jovem que, com muita coragem, tomou a decisão certa para uma melhor qualidade de vida.
PARTICIPANTES: este ano estiveram presentes no evento 19 ciclistas: Antônio Facchinetti (69 anos), Álvaro César (81 anos), José Luiz Salcedo Ibañez (68 anos), Marcos Antônio Rodrigues (65 anos), Egberto Pedro da Silva (63 anos), Eduardo Jorge Moraes da Silva (61 anos), Jairo Cândido Costa (69 anos), Antônio de Albuquerque Bento (57 anos), Geraldo Angelino dos Santos (59 anos), Jorge Adriano Ferreira Alves (52 anos), Valdemir Alves Lino (62 anos), Ludson Monteiro Leão (38 anos), Jorge Lessa de Sousa (65 anos), José Cícero dos Santos (55 anos) e Maria Aparecida Torres dos Santos. Estiveram 6 pessoas no apoio: Edney Cristian de Souza (48 anos), Manoel Moura do Nascimento (85 anos), Valfrido Rodrigues da C. Filho (64 anos), Rosa Cardoso da Silva (52 anos) e Ana Maria 55 anos).
Foi identificado como o mais novo participante o Ciclista Ludson com 38 anos.
Para 2025, além do incentivo ao companheirismo e à qualidade de vida, iremos também proclamar as práticas sustentáveis para o ciclismo e para a preservação e regeneração ambiental.
HOSPEDAGEM: Este ano ficamos nos Hotéis: Hotel Sol Nascente em Arapiraca/AL, Hotel xxxx em São José da Tabera/AL, Hotel Virgulino em Delmiro Gouveia/AL, Pousada Central em Petrolandia/PE, Pousada Requinte em Belém de São Francisco/PE, Pousada Curaçá em Salgueiro/PE e Hotel Grande Rio em Juazeiro do Norte/CE.
Foram nossos apoiadores os seguintes: Associação Alagoana de Ciclismo-AAC, Nunes Ciclopeças, Casa das Persianas, CDL – Arapiraca, Panificadora Rio Branco, Marlan Ferreira, TZeus 30 e Empalux.