DMSC 2018

DMSC, DIA DO CICLISTA MACEIOENSE E DO CICLISTA ALAGOANO EM 2018

1. INTRODUÇÃO

O Dia do Ciclista Maceioense foi uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com o Vereadora de Maceió (Fátima Santiago) que culminou na Lei Municipal Nº 6001/2011 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Maceioense.

O Dia do Ciclista Alagoano foi uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com o Deputado Estadual Judson Cabral que culminou na Lei Estadual Nº 7219/2010 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Alagoano.

No mesmo modo que os eventos anteriores, o Dia 22/09 também tem Lei Municipal Nº 5884/2009 (Vereadora Rosinha da Adefal) e tem Lei Estadual Nº 7202/2010 (Dep. Judson Cabral) aprovando esse dia como Dia Maceioense sem Carro e Dia Alagoano sem Carro respectivamente.

O Dia Mundial sem Carro acontece todo ano no dia 22 de setembro que é dentro da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (dia 18 ao dia 25 de setembro – Art. 326 do CTB) que tem como tema central a “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, indicado pelo DENATRAN e conforme Art. 75 do CTB (Código Nacional de Trânsito – CTB).

O objetivo desse dia é o de estimular à população ao uso de transportes não motorizados e/ou públicos coletivos, alertando sobre a poluição atmosférica causada nas cidades em sua maior parte pelos gases emitidos dos carros individuais, chegando a um índice de poluição em torno de 60 a 80% da poluição existentes nas cidades brasileiras.

Nesse dia de 22 de setembro pretende-se mobilizar toda sociedade mundial (e a Alagoana e maceioense) para mudar as estatísticas de acidentes de trânsito adotando alternativas de mobilidade além do carro, visando mostrar os malefícios causado pelos carros e os benefícios para a saúde e para o planeta ao se usar a bicicleta para o transporte em geral.

O Ministério das Cidades apoia o Dia Mundial sem carro desde 2004, com divulgação sobre esse dia na mídia televisiva, internet, entre outras.

2. OBJETIVOS:
2.1. Objetivo geral:
Provocar a reflexão da sociedade em geral sobre o uso do automóvel, a privatização do espaço público e fornecer conhecimentos importantes das leis de trânsito e de meio ambiente.

2.2. Objetivos específicos:

3. PROGRAMAÇÃO

3.1. Realização e Percurso do Passeio Ciclístico no dia 18/09/2018 (terça feira):
Concentração às 19h00 na Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia) com saída às 20h00, com utilização de carro de som, guias e fiscais de bicicleta e um carro de batedor da SMTT. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas azul royal de apoio;
Além disso, teremos no início do Passeio Ciclístico, momentos voltados para a conscientização dos malefícios que o carro produz para a comunidade alagoana e do mundo, sendo um dia de reflexão, com variadas ações voltadas à Educação de Trânsito e à comemoração do dia 22/09, que é o DIA MUNDIAL, o DIA ESTADUAL e o DIA MUNICIPAL SEM CARRO, ao DIA DO CICLISTA ALAGOANO, ao DIA DO CICLISTA MACEIOENSE e finalmente ao DIA DO SORVETE (23/09).

3.2. Realização e Percurso do Passeio Ciclístico no dia 20/09/2018 (quinta feira):
Concentração às 19h00 na Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia) com saída às 20h00, com utilização de carro de som, guias e fiscais de bicicleta e um carro de batedor da SMTT. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas azul royal de apoio;
Além disso, teremos no início do Passeio Ciclístico, momentos voltados para a conscientização dos malefícios que o carro produz para a comunidade alagoana e do mundo, sendo um dia de reflexão, com variadas ações voltadas à Educação de Trânsito e à comemoração do dia 22/09, que é o DIA MUNDIAL, o DIA ESTADUAL e o DIA MUNICIPAL SEM CARRO, ao DIA DO CICLISTA ALAGOANO, ao DIA DO CICLISTA MACEIOENSE e finalmente ao DIA DO SORVETE (23/09).

3.3. Realização e Distribuição dos kits de Segurança para Ciclistas Carentes no dia 22/09/2018 (sábado):
Concentração às 8h30 no Posto de Combustível, na Via Expressa, próximo da entrada do Conjunto Residencial José Tenório, com início da distribuição dos kits, de adesivos e de panfletos às 9 horas e indo até às 13 horas, junto com os nossos associados e pessoal de apoio da AAC e de outros órgãos e entidades parceiros. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas azul royal;

3.4. Apoio ao Evento promovido pela SMTT/DETRAN-AL no dia 22/09/2017 (sábado):
No dia 22/09, sábado, das 8 às 18, estaremos juntos com o Pessoal da Educação de Trânsito da SMTT e do DETRAN-AL, em local a ser definido, com atividades de distribuição de panfletos e adesivos alusivos à proteção dos ciclistas. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas azul royal de apoio;

3.5. Realização do Percurso do Passeio Ciclístico no dia 23/09/2018 (domingo):
Concentração às 7 horas no Estacionamento do Maceió Shopping com saída às 9h00, com utilização de carro de som, fiscais de motos, guias e fiscais de bicicletas, batedores de carro que podem ser da SMTT, do DER-AL e/ou do DETRAN-AL (carros e motos). Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas verde limão;

Na concentração serão entregues aos participantes do passeio: kit’s de participação com diversos elementos, entre eles possivelmente uma camisa. Para fazer parte do sorteio de brindes tem que ter feito a inscrição pelo site até o dia 21/09, quando as inscrições se encerram. O kilo de alimento não perecível não é obrigatório, mas, necessário;

Percurso: Saída do Estacionamento do Maceió Shopping - Av. Gustavo Paiva, segue para a Av. Dona Constança, Av. Alm. Álvaro Calheiros, Av. Álvaro Otacílio, Av. Silvio Carlos Viana, Av. Dr. Antônio Gouveia, Rua Sampaio Marques, Av. da Paz, retorno no Posto da Avenida, Av. da Paz, Rua Sampaio Marques, Av. Dr. Antônio Gouveia, Av. Silvio Carlos Viana, Av. Álvaro Otacílio, Av. Antonio Gomes de Barros, Av. D. Constança, destino estará à esquerda, Maceió Shopping (aproximadamente 17 km);

Chegada: no Maceió Shopping teremos todo um sistema de apoio para a recepção e lazer dos ciclistas e visitantes (todos os ciclistas receberão picolé e Sorvetes da Illa (Dia do Sorvete), água mineral da Solara, água de coco e sucos da SOCOCO, sorteio de brindes das lojas de bicicletas, etc);

A entrega das camisas, se houver, será feita no início do passeio comemorativo que acontecerá no dia 23/09 e o sorteio dos brindes será feito na chegada ao Maceió Shopping.

3.6. Outras atividades:
No dia 28 de setembro (última sexta feira do mês), a partir das 18h, apoiaremos a realização da Bicicletada de Maceió numa das esquinas congestionadas, para a distribuição de panfletos mostrando que a vida seria ou poderia ser bem melhor se andássemos muito mais de bicicletas.

Ponto de Encontro: Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia), Posto de Combustível, na Via Expressa, próximo da entrada do Conjunto Residencial José Tenório e Maceió Shopping.

Qualquer dúvidas entrar em contato com Antônio Facchinetti através dos fones: (82) 99995-3618 (tim e whatsapp), 98701-7699 (oi), 99119-3531 (claro) e 98104-8121 (vivo), ou através do email: assocalciclismo@gmail.com.

DATA DO EVENTO

 18 de setembro de 2018, 19h00 até 23 de setembro de 2018, 00h00

LOCAL DO EVENTO

 Estado de Alagoas - Estacionamento do Maceió Shopping, Mangabeiras, Maceió - Alagoas

VEJA ALGUNS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESSAS ATIVIDADES

Projeto Elaborado e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).