MACEIÓ FOI PIONEIRA NO BRASIL NO PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO OCORRIDO A PARTIR DE 1977
Com o GEIPOT, em 1977, surgiu a primeira iniciativa de um planejamento sistemático no país voltado exclusivamente às bicicletas: O Plano Cicloviário de Maceió, estudo inédito que se tornou referência básica de âmbito nacional.
Em 1980, culminou com a implantação física em Maceió das primeiras ciclovias de orla lagunar e marítima do Brasil. Construídas ao longo da lagoa Mundaú, cerca de 9,6 km; em trechos da orla marítima de Jaraguá, Avenida e Sobral, 9 km; e em grande parte da orla da Ponta Verde até a Jatiúca, 6 km.
PROJETO DE EXTENSÃO DO PROF. ANTÔNIO FACCHINETTI EM 2008
DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE UM SISTEMA CICLOVIÁRIO PARA MACEIÓ E SUA REGIÃO METROPOLITANA
OBJETIVO DESTE PROJETO DE EXTENSÃO
Desenvolvimento de ações para a proposição de um Sistema Cicloviário para o município de Maceió e sua Região Metropolitana, aproveitando e englobando as ciclovias já implantadas e os projetos existentes, baseando-se em estudos e pesquisas necessários e a serem realizados.
Durante essas reuniões, nós tivemos acesso e participamos de sua realização que foi um trabalho que a Prefeitura de Maceió já tinha contratado o Instituto Rua Viva para fazer o Plano de mobilidade por bicicleta para Maceió.
CICLOVIAS EXISTENTES OU EM OBRAS DE 2008 A 2024
01 – CICLOVIA DA PRAIA DE CRUZ DAS ALMAS
02 – CICLOVIA DA PRAIA DE JACARECICA A PRAIA DE JATIÚCA
03 – CICLOVIA DA PRAIA DE PONTA VERDE
04 – CICLOVIA DA PRAIA DE PAJUÇARA
05 – CICLOVIA DA PRAIA DA AVENIDA DA PAZ
06 – CICLOVIA DA PRAIA DO PONTAL DA BARRA
07 – CICLOVIA DO CORREDOR VERA ARRUDA
08 – CICLOVIA DA ORLA DA LAGOA MUNDAÚ
09 – CICLOVIA DA VIA EXPRESSA (estava em obras e até agora incompleta)
10 – CICLOVIA DA AL 101 – SUL (em projeto)
11 – CICLOVIA DO AEROPORTO
12 - CICLOVIA DA AV. MÁRCIO CANUTO
13 - CICLOFAIXA DA AV. JUCA SAMPAIO
14 - CICLOFAIXA DA ROTA DA LAGOA
15 – CICLOVIA DA BR 104 - DA PRF À CEASA
16 – CICLOVIA DA JOSEFA DE MELO
17 – CICLOFAIXAS DA SANTA LÚCIA
18 – CICLOFAIXAS DA AV. VALENTIM DOS SANTOS DINIZ (FACIMA)
19 – CICLOVIA DA AV. FERNANDES LIMA
20 – CICLOVIA DA AV. DURVAL DE GÓES MONTEIRO (em obras)
21 – CICLOVIA DA ORLA DA LAGOA MUNDAÚ (refeita apenas 2,5 km)
22 - CICLOFAIXAS DA ROTA DA LAGOA
23 – CICLOVIA DA ROTA DO MAR
24 – CICLOVIA DA AL 101 NORTE
25 - CICLOVIA DA CHÃ DA JAQUEIRA AO BEBEDOURO
26 – CALÇADA COMPARTILHADA DA AV. CACHOEIRA DO MEIRIN
27 - CICLOFAIXAS DA AV. SIQUEIRA CAMPOS
28 - CICLOFAIXAS DA AV. SANDOVAL ARROXELAS
29 - CICLOVIA DO PARQUE DA MULHER
30 - CICLOFAIXA DA AV JOSÉ MANHÃES (CEASA)
31 - CICLOVIA DO PARQUE DA MULHER
LEGISLAÇÃO SOBRE MOBILIDADE URBANA
- Código de Trânsito Brasileiro
- Lei Federal da Política de Mobilidade Urbana Lei 12.587/2012
- Plano Diretor de Maceió (não tem)
- Plano de Mobilidade Urbana (não tem)
- Leis Estaduais e Leis Municipais
- Link Livro Bicicleta Brasil - Mcidades
- Link Manual de Sinalização Cicloviária - Denatran
TEMOS ONZE LEIS MUITO IMPORTANTES PARA OS CICLISTAS!
Das leis mais recentes, temos cinco leis estaduais e uma lei municipal.
Algumas precisando de regulamentação para se por em prática. Devagar se chega ao longe. Também tem uma que estou pesquisando a legislação que trata do ATLETA MASTER e não colocamos ainda aqui. Apenas sabemos que o projeto dessa lei foi de autoria do Deputado Estadual Silvio Camelo.
Segue as descrições dessas leis resumidamente conforme imagens a seguir:
AS OUTRAS SEIS LEIS MUITO IMPORTANTES PARA CICLISTAS SÃO!
Temos três leis estaduais e três leis municipais.
Algumas precisando de regulamentação para se por em prática. Devagar se chega ao longe.
Segue as descrições dessas leis resumidamente conforme imagens a seguir:
RELAÇÃO DE PRIORIDADES NO TRÂNSITO
AS DIFERENÇAS ENTRE CICLOVIA, CICLOFAIXA, CICLOROTA E CALÇADA COMPARTILHADA
Em compensação, Maceió que precisa de mais de 800 km de infraestrutura cicloviária tem apenas 60 km de ciclovias e 3 km de ciclofaixas, ou seja: cerca de 8% da infraestrutura necessária para Maceió ser interessante para os ciclistas.
Não existem ciclofaixas de lazer, nem ciclorotas, nem calçadas compartilhadas e muito menos estacionamentos de bicicletas (paraciclos, bicicletários). As ciclovias e ciclofaixas existentes são utilizadas pelos pedestres, por corredores, por carrinho de todo tipo de lanches, por carrinhos de lixo e ninguém fiscaliza todo esse mal uso dessa muito pequena infraestrutura cicloviária de nossa cidade.
ALGUNS SINAIS DE TRÂNSITO PARA CICLISTAS
Sempre que possível, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias, calçadas compartilhadas ou acostamentos. Quando não houver, devem pedalar pelo lado direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Nunca pedale na contramão! Quando não houver espaço específico para bicicletas, o ciclista deve circular pela rua e não pelas calçadas. Caso necessite andar nas calçadas, o ciclista deve descer da bicicleta e empurrá-la.
Já a obra da Ciclovia da Av. Fernandes Lima começou em janeiro de 2021, era para terminar em dezembro de 2021 e terminou sendo inaugurada no dia 15/04/2023 com uma festa muito grande entre os ciclistas que contou com a presença do Prefeito JHC, que pode ser vista nas fotos no link a seguir:
Não podemos deixar de agradecer ao ex Prefeito Rui Palmeira onde o Projeto dessa maravilhosa ciclovia começou e além de agradecer também, PARABENIZAR ao Prefeito JHC por sua sensibilidade e apoio aos ciclistas e inclusive ter pedalado com os ciclistas no PEDAL RENASCE SALGADINHO e no PEDAL DE INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA DA AV. FERNANDES LIMA. Além do Prefeito JHC, contamos também e pela primeira vez em Maceió da Primeira Dama Marina Candia Figueiredo e do Líder do Governo o Vereador Francisco Holanda Filho.
Apesar de cedo para comemorar, não podemos deixar de falar de várias obras que estão acontecendo em Maceió para ampliar e melhorar a situação da nossa muito pequena malha cicloviária: Como obras a que acabou de ser concluída Ciclovia da Av. Fernandes Lima e Ciclovia do Torcedor (Ciclofaixa na Av. Siqueira Campos), Ciclovia da Av. Durval de Góes Monteiro (vai até a antiga PRF interligando com a Ciclovia Existente na BR 104 que vai até o Eustáquio Gomes de Melo), Ciclovia da Rota do Mar, Ciclovia da Rota da Lagoa, Ciclovia do Parque da Mulher, Ciclovia do Corredor Vera Arruda (restauração), Ciclovia da Av. da Paz à Braskem (restauração - obra Renasce Salgadinho), Ciclovia da Braskem ao Pontal (Av. Assis Chateaubriand - restauração prometida), entre outras ciclofaixas já construídas.
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