DMSC 2022

DMSC, DIA DO CICLISTA MACEIOENSE E DO CICLISTA ALAGOANO EM 2022

PASSEIO CICLÍSTICO - DMSC 2022 - DIA DO CICLISTA ALAGOANO E MACEIOENSE

1. INTRODUÇÃO

O Dia do Ciclista Maceioense foi uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com o Vereadora de Maceió (Fátima Santiago) que culminou na Lei Municipal Nº 6001/2011 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Maceioense.

O Dia do Ciclista Alagoano foi uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com o Deputado Estadual Judson Cabral que culminou na Lei Estadual Nº 7219/2010 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Alagoano.

No mesmo modo que as Leis anteriores, o Dia 22/09 também tem Lei Municipal Nº 5884/2009 (Vereadora Rosinha da Adefal) e tem Lei Estadual Nº 7202/2010 (Dep. Judson Cabral) aprovando esse dia como Dia Maceioense sem Carro e Dia Alagoano sem Carro respectivamente.

O Dia Mundial sem Carro acontece todo ano no dia 22 de setembro que é dentro da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (dia 18 ao dia 25 de setembro – Art. 326 do CTB) que tinha como tema central a “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, indicado pelo DENATRAN e conforme Art. 75 do CTB (Código Nacional de Trânsito – CTB).

O objetivo desse dia é o de estimular à população ao uso de transportes não motorizados e/ou públicos coletivos, alertando sobre a poluição atmosférica causada nas cidades em sua maior parte pelos gases emitidos dos carros individuais, chegando a um índice de poluição em torno de 60 a 80% da poluição existentes nas cidades brasileiras.

Nesse dia de 22 de setembro pretende-se mobilizar toda sociedade mundial (e a Alagoana e maceioense) para mudar as estatísticas de acidentes de trânsito adotando alternativas de mobilidade além do carro, visando mostrar os malefícios causado pelos carros e os benefícios para a saúde e para o planeta ao se usar a bicicleta para o transporte em geral.

O Ministério das Cidades apoia o Dia Mundial sem carro desde 2004, com divulgação sobre esse dia na mídia televisiva, internet, entre outras.

2. HISTÓRICO

Pelo oitavo ano consecutivo a Associação Alagoana de Ciclismo - AAC realiza nesta data, dia 24/09, a comemoração do Dia Mundial sem Carro - DMSC, que há alguns anos passou a ser também o dia do Ciclista Alagoano e do Ciclista Maceioense (22/09) e pelo segundo ano consecutivo o Dia Nacional do Sorvete (23/09). Também nessa semana que é a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25/09), no sábado, dia 23/09, fizemos a distribuição dos kits de segurança para ciclistas carentes, constituído por refletivos dianteiro, traseiro, de rodas, espelho retrovisor, campanhia  que fazem parte do que determina o nosso Código de Trânsito Brasileiro - CTB e mais um par de sapatas de freios, que estão sendo distribuídas por necessidade dos ciclistas que fazem uso de seus calçados, geralmente uma sandália japonesa, para poder freiar a bicicleta.
PARABENIZAMOS aos Ciclistas Alagoanos e Maceioense pelo seu dia.
Lembramos que nesta data precisamos refletir as possíveis ações para termos um mundo melhor pelo menos para os nossos filhos, em função dos grandes malefícios causados pelos automóveis que são os vilões de nossas cidades causando cerca de 70 a 80 por cento das poluições. Temos que deixar o carro em casa. Precisamos deixar o carro em casa.
Hoje se divulgou pelo menos umas cinco frases bem conhecidas e interessantes:1 - A sua pressa, motorista, vale uma vida?2 - ou, deixe sua pressa em casa motorista. Ela não vale uma vida;3 - Minha escolha faz a diferença no trânsito;4 - Gentileza gera Gentileza;5 - Seja mais cordial no trânsito. Tenha mais educação.
Agradecemos aos nossos apoiadores e patrocinadores e ao nosso grupo de apoiadores/coordenadores:Grupos de ciclistas de Maceió (Os Boiados, MTB, Guerreiras do Pedal, Topados Bike, Alto Giro, Era Aventuras Radicais, Xibanka sem destino), Grupo de Piaçabuçu, Os Fortes do Pedal de Maribondo e Os Gigantes do pedal de São Miguel dos Campos.
Agradecemos ao Maceió Shopping, Cartão Bem Legal, SMTT, SEMELJ, SELAJ, Sesc/Senac, Sest/Senat, Illa Sorvetes, Kascão, Samciclo, Sllalom, Cobrão bike, Nunes Ciclopeças, Trio Elétrico do Dudu Ronalsa e Trio Elétrico da Atlântica Motos.
Projeto Elaborado e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).