ASSOCIAÇÃO ALAGOANA DE CICLISMO

PEDAL TRADICIONAL DE CARNAVAL DA AAC EM 2018

No domingo, dia 07/02/2016, mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo, fizemos o Pedal de Carnaval indo até a Barra de Camaragibe de carro, tiramos as bicicletas dos transbikes, nos dirigimos até Pontal de Boqueirão em Japaratinga/AL, uma das prais mais bonitas do litoral norte de Alagoas, para apreciarmos a natureza, o local do Projeto Peixe Boi Marinho e os Blocos de Carnaval que este ano não tiveram muitos pela crise financeira que assola nosso país.

Entretanto, a alegria do povo era contagiante. Mesmo sem grandes investimentos, fizeram a passagens de alguns blocos de carnaval que tornaram o nosso passeio magnífico de novo.

Toda vez o balseiro quer cobrar dos pedestres e dos ciclistas e a lei estadual de concessão da utilização das balsas não permite essa cobrança.

Falei isso e eles nem chegaram perto de nós para a cobrança. O valor é irrisório, meros R$ 2,00. Mas, a questão não é pelo valor e sim pela ousadia do dono da balsa em querer cobrar uma coisa que é proibida pelo contrato do mesmo.

As travessias de ida e de volta na balsa mostraram uma natureza exuberante de uma beleza sem igual. Foi muito bom! Todos ficaram maravilhados.

O percurso de aproximadamente 60 km foi percorrido com a participação de 11 ciclistas e de 4 pessoas no apoio capitaneado pelo Sr. Fininho, nosso Presidente. A nossa Presidente foi pedalando.

Almoçamos no Restaurante Rei do Polvo. Muito bom!

Voltamos e encontramos diversos blocos de carnaval que teimavam em mostrar a alegria e a cachaça dos foliões.

No porto das balsas encontramos com nosso amigo Eduardo que pediu para que passássemos na volta em sua casa já perto de Tatuamunha. Um casarão antigo e belíssimo. Quando pensávamos que não íamos mais encontra-lo, o casarão apareceu grandioso, Maravilhoso! As fotos não deixam dúvidas de sua preciosidade.

Na volta, alguns dos ciclistas participantes passaram na casa da Drica (Adriana Alexandre Santos) sendo muito bem recebidos e foi oferecido uma feijoada que estava muito boa e todos se lambuzaram na mesma.

Foram tiradas mais de 100 fotos deste passeio onde algumas se encontram no album mostrado no final desta página.

Projeto Elaborado e Descrição feita por Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC)