DIA MUNDIAL SEM CARRO
DMSC, DIA DO CICLISTA MACEIOENSE E DO CICLISTA ALAGOANO
DMSC, DIA DO CICLISTA ALAGOANO E dia do MACEIOENSE
1. INTRODUÇÃO
O primeiro Dia Mundial sem Carro aconteceu em 1997, por iniciativa de um grupo de ativistas franceses. Em 2000, o movimento já havia-se espalhado por mais 740 cidades europeias e começou a ganhar o mundo.
No Brasil, esse movimento acontece dentro da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (dia 18 ao dia 25 de setembro – Art. 326 do CTB) que tinha como tema central a “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, indicado pelo DENATRAN e conforme Art. 75 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).
O objetivo desse dia é o de estimular à população ao uso de transportes não motorizados e/ou públicos, coletivos ou de massa, alertando sobre a poluição atmosférica causada nas cidades em sua maior parte pelos gases emitidos dos carros individuais, chegando a um índice de poluição em torno de 60 a 80% da poluição existentes nas cidades brasileiras.
Nesse dia de 22 de setembro pretende-se mobilizar toda sociedade mundial (e a Alagoana e Maceioense) para mudar as estatísticas de acidentes de trânsito adotando alternativas de mobilidade além do carro, visando mostrar os malefícios causado pelos carros e os benefícios para a saúde e para o planeta ao se usar a bicicleta ou outros modais ativos para o transporte em geral.
O Ministério das Cidades apoia o Dia Mundial sem Carro desde 2004, com divulgação sobre esse dia na mídia televisiva, internet, entre outras.
O Dia 22/09 por sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo e em Parceria com a Vereadora por Maceió Rosinha da Adefal foi criada a Lei Municipal Nº 5884/2009 aprovando esse dia como Dia Maceioense sem Carro.
Também, o Dia 22/09 por sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com o Deputado Estadual Judson Cabral foi criada a Lei Estadual Nº 7202/2010 aprovando esse dia como Dia Alagoano sem Carro.
Da mesma forma, por uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo que em Parceria com a Vereadora por Maceió Fátima Santiago culminou na Lei Municipal Nº 6001/2011 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Maceioense.
Por fim, por sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo que em Parceria com o Deputado Estadual Judson Cabral culminou na Lei Estadual Nº 7219/2010 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Alagoano.
2. OBJETIVOS:
2.1. Objetivo geral:
Provocar a reflexão da sociedade em geral sobre o uso do automóvel, a privatização do espaço público e fornecer conhecimentos importantes das leis de trânsito e de meio ambiente.
2.2. Objetivos específicos:
Conquistar e conscientizar os nossos motoristas, demonstrando a importância dos meios alternativos de transporte, para a sociedade, para o meio ambiente, para a saúde, etc;
Atrair a família alagoana para os entretenimentos, passeios e esportes em geral;
Incentivar a prática do ciclismo em todo o estado de Alagoas nesse dia;
Redução das emissões de gases do efeito estufa;
Aumentar a utilização do Transporte coletivo, das Ciclovias e das Calçadas pelos pedestres e ciclistas;
Aumentar a visibilidade das necessidades de acessibilidade para portadores de deficiência física;
Reduzir a Poluição ambiental de gases, de sons e a visual;
Estímulo ao transporte solidário;
Estímulo ao uso responsável de bicicletas;
Mostrar os direitos e deveres dos ciclistas;
Melhorar a qualidade de vida;
Fornecer incentivos àquelas pessoas e empresas que têm apostados nessa ideia, contribuindo sobremaneira para o seu desenvolvimento, com homenagem e entrega de diplomas de mérito.