DIA MUNDIAL SEM CARRO

DMSC, DIA DO CICLISTA MACEIOENSE E DO CICLISTA ALAGOANO


DMSC, DIA DO CICLISTA ALAGOANO E dia do MACEIOENSE

1. INTRODUÇÃO

O primeiro Dia Mundial sem Carro aconteceu em 1997, por iniciativa de um grupo de ativistas franceses. Em 2000, o movimento já havia-se espalhado por mais 740 cidades europeias e começou a ganhar o mundo.

No Brasil, esse movimento acontece dentro da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (dia 18 ao dia 25 de setembro – Art. 326 do CTB) que tinha como tema central a “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, indicado pelo DENATRAN e conforme Art. 75 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).

O objetivo desse dia é o de estimular à população ao uso de transportes não motorizados e/ou públicos, coletivos ou de massa, alertando sobre a poluição atmosférica causada nas cidades em sua maior parte pelos gases emitidos dos carros individuais, chegando a um índice de poluição em torno de 60 a 80% da poluição existentes nas cidades brasileiras.

Nesse dia de 22 de setembro pretende-se mobilizar toda sociedade mundial (e a Alagoana e maceioense) para mudar as estatísticas de acidentes de trânsito adotando alternativas de mobilidade além do carro, visando mostrar os malefícios causado pelos carros e os benefícios para a saúde e para o planeta ao se usar a bicicleta ou outros modais ativos para o transporte em geral.

O Ministério das Cidades apoia o Dia Mundial sem Carro desde 2004, com divulgação sobre esse dia na mídia televisiva, internet, entre outras.

O Dia 22/09 por sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo em Parceria com a Vereadora por Maceió Rosinha da Adefal e com o Deputado Estadual Judson Cabral foram criadas as Leis Municipal Nº 5884/2009 e a Estadual Nº 7202/2010 aprovando esse dia como Dia Maceioense sem Carro e Dia Alagoano sem Carro respectivamente.

Da mesma forma, por uma sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo que em Parceria com a Vereadora por Maceió Fátima Santiago culminou na Lei Municipal Nº 6001/2011 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Maceioense.

Outrossim, por sugestão da Associação Alagoana de Ciclismo que em Parceria com o Deputado Estadual Judson Cabral culminou na Lei Estadual Nº 7219/2010 que aprovou o Dia 22/09 como sendo o Dia do Ciclista Alagoano.

2. OBJETIVOS:

2.1. Objetivo geral:

Provocar a reflexão da sociedade em geral sobre o uso do automóvel, a privatização do espaço público e fornecer conhecimentos importantes das leis de trânsito e de meio ambiente.

2.2. Objetivos específicos:

3. EXIGÊNCIAS DEVIDO A PANDEMIR DO COVID-19 EM 2020 E 2021

Em razão das normas sanitárias e de saúde, e exigências dos órgãos municipais de saúde, em razão da PANDEMIR DO COVID-19, tendo em vista a preservação da saúde e da vida de todos, juntos deveremos seguir as seguintes exigências, entre outras medidas que venham a ser exigida pelas autoridades de saúde:

3.1 - Todo atleta participante do evento deverá usar máscara antes e após o evento, inclusive durante o sorteio de brindes, onde houver aglomeração.

3.2 - O atleta deverá usar apenas a(s) sua(s) garrafas ou caramanholas de líquidos, não podendo dar para o uso de outros atletas.

3.3 - Em todas as tendas, banheiros químicos e demais instalações da organização do evento, no local da concentração, a organização da prova vai DISPONIBILIZAR ÁLCOOL 70º OU ÁLCOOL EM GEL, para os ciclistas e todos os participantes convidados e os da organização.

3.4 - Em razão das normas sanitárias e de saúde, NÃO PODERÃO, salvo autorização dos órgãos de saúde, ser montadas tendas, barracas ou quaisquer tipos de abrigos onde possam ter aglomeração de pessoas na concentração do evento.

3.5 - Será permitido pela organização do evento a venda de líquidos e comidas por terceiros, porém sem que façam aglomeração de pessoas no local da venda.

4. PROGRAMAÇÃO GERAL

4.1. Ação Conjunta da AAC, SMTT e SEST SENAT entre outros órgãos:

PASSEIO CICLÍSTICO com concentração às 19h00 no Maceió Shopping (Estacionamento do lado da Rua Dona Constança) com saída às 20h00, com utilização de carro de som, guias e fiscais de bicicleta e um carro batedor da SMTT. Os ciclistas de apoio da AAC e de Grupos Ciclísticos parceiros estarão vestindo coletes de apoio;

Além disso, teremos no início do Passeio Ciclístico, momentos voltados para a conscientização dos malefícios que o carro produz para a comunidade alagoana e do mundo, sendo um dia de reflexão, com variadas ações voltadas à Educação de Trânsito e à comemoração do dia 22/09, que é o DIA MUNDIAL, DIA ESTADUAL e DIA MUNICIPAL SEM CARRO, é o DIA DO CICLISTA ALAGOANO, DIA DO CICLISTA MACEIOENSE e finalmente o DIA DO SORVETE (23/09).

Mesa de frutas: no Estacionamento do Maceió Shopping, teremos uma mesa de frutas para os ciclistas e um coquetel para convidados. Todos os ciclistas receberão picolés da Illa (Dia do Sorvete), sucos do Kascão, água mineral da Solara;

4.2. Ação conjunta da AAC e SMTT na Escola Rosalvo Ribeiro com a Palestra Segurança para Ciclista no dia 23/09/2021 (quinta feira):

Concentração às 7h30 na entrada da Escola Rosalvo Ribeiro localizada na Rua José Geraldodo da Silva, 344, Jacintinho, Maceió/AL;

4.3. Realização e Distribuição dos kits de Segurança para Ciclistas Carentes no dia 02/10/2021 (sábado):

Concentração às 8h30 no Posto de Combustível, na Via Expressa, próximo da entrada do Conjunto Residencial José Tenório, com início da distribuição dos kits, de adesivos e de panfletos às 9 horas e indo até às 13 horas, junto com os nossos associados e pessoal de apoio da AAC e de outros órgãos e entidades parceiros. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo coletes;

4.4. Apoio ao Evento promovido pela SMTT/DETRAN-AL na Semana Nacional do Trânsito (do dia 18 ao dia 25/09/2021:

No dia 21/09, sábado, das 8 às 18, estaremos juntos com o Pessoal da Educação de Trânsito da SMTT e do DETRAN-AL, em local a ser definido, com atividades de distribuição de panfletos e adesivos alusivos à proteção dos ciclistas. Os ciclistas de apoio da AAC estarão vestindo as camisas azul royal de apoio;

4.6. Realização do Percurso do Passeio Ciclístico no dia 22/09 (desde 2016 que acontece assim com apoio do Maceio Shopping):

Concentração às 19 horas no Estacionamento do Maceió Shopping com saída às 19h00, com utilização de carro de som, fiscais de motos, guias e fiscais de bicicletas, batedores de carro que podem ser da SMTT, do DER-AL e/ou do DETRAN-AL (carros e motos). Os ciclistas de apoio da AAC e de Grupos Parceiros estarão vestindo coletes e usando rádios de comunicação;

Na concentração serão entregues aos participantes do passeio: kit’s de participação com diversos elementos, entre eles possivelmente uma camisa. Para fazer parte do sorteio de brindes tem que ter feito a inscrição pelo site até o dia 20/09, quando as inscrições se encerram, embora que todos podem participar independentemente de inscrição. O quilo de alimento não perecível não é obrigatório, mas, necessário;

Percurso: Saída do Estacionamento do Maceió Shopping - segue para a Av. Dona Constança, Av. Alm. Álvaro Calheiros, Av. Álvaro Otacílio, Av. Silvio Carlos Viana, Av. Dr. Antônio Gouveia, Rua Sampaio Marques, retorno, Rua Sampaio Marques, Av. Dr. Antônio Gouveia, Av. Silvio Carlos Viana, Av. Álvaro Otacílio, Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia), aproximadamente 13 km. Daí, vamos fazer o sorteio de brindes e liberar os ciclistas;

A entrega das camisas, se houver, será feita no início do passeio comemorativo que acontecerá no dia 22/09 e o sorteio dos brindes será feito na chegada ao Auto Posto Maré Alta na Barra de São Miguel.

4.7. Outras atividades:

No dia 24 de setembro (última sexta feira do mês), a partir das 18h, apoiaremos a realização da Bicicletada de Maceió numa das esquinas congestionadas, para a distribuição de panfletos mostrando que a vida seria ou poderia ser bem melhor se andássemos muito mais de bicicletas, ou em transporte coletivo ou alternativo no lugar dos automóveis.

Ponto de Encontro: Praça dos Ciclistas (Corredor Vera Arruda do lado da praia) às 17h30. Saída às 18 horas

Qualquer dúvidas entrar em contato com Antônio Facchinetti através dos fones: (82) 99995-3618 (tim e whatsapp) ou através do email: assocalciclismo@gmail.com.

DATA DO EVENTO

 22 de setembro de 2021, 19h00 - 22h00

LOCAL DO EVENTO

 Estado de Alagoas - Maceió Shopping, Poço, Maceió - Alagoas

Projeto elaborado e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).