ASSOCIAÇÃO ALAGOANA DE CICLISMO

PEQUENA HISTÓRIA DO CIRCUITO INTEGRAÇÃO

PEQUENA HISTÓRIA DO CIRCUITO INTEGRAÇÃO

MAIOR EVENTO CICLÍSTICO MENSAL DE ALAGOAS

Prezados,

Nós, ciclistas da Associação Alagoana de Ciclismo - AAC estivemos em várias etapas do Circuito Integração que começou no ano de 2013, onde foram realizadas 3 etapas, em 2014, onde foram realizadas 5 etapas, no ano de 2015, onde foram realizadas 10 etapas e uma das quais nós mesmos da AAC realizamos que foi a etapa da Barra de São Miguel e durante o ano de 2016 tivemos 12 etapas, sendo a primeira etapa ocorrida no município de Arapiraca/AL, sob a coordenação dos ciclistas Norberto Júnior e Milene Leite do Grupo Ciclístico Bora Pedalar. Nos anos seguintes, tivemos 12 etapas em 2017 e estão programadas 12 etapas para 2018

O Circuito Integração surgiu com um dos mais conhecidos ciclistas alagoanos, o Adeilson Martins (Potó), do Grupo Ciclístico Pedal Leve, que queria juntar todos os grupos ciclísticos do estado num passeio ciclístico por meio de trilhas. Foi uma brilhante ideia que tem cada vez mais motivados os ciclistas de toda parte de Alagoas e regiões vizinhas e fazendo nascer adeptos do ciclismo por toda parte.

Mas, sem o apoio de um outro ciclista, o nosso ex sócio efetivo, ‭William Ricardo de Alcântara Experidião‬, mais conhecido como Ricardo Alcântara, não teria alcançado o exito que aconteceu. Antônio Facchinetti foi a bola mestra final nesse ensaios onde foi o primeiro Vice Presidente da Comissão do Circuito Integração em 2015, organizando o regimento interno entre outras providências importante para o crescimento desse maravilhoso evento.

No final do ano de 2015, foi feita uma reunião com os grupos ciclísticos participantes das etapas que estavam sendo realizadas do Circuito Integração, onde foi criada uma Comissão Organizadora e eleito alguns representantes como Presidente, Ricardo Alcantara e o Vice Presidente, Antônio Facchinetti.

O Circuito Integração teve a participação importante desta Associação na busca de recursos para facilitar a realização do mesmo até o mês de maio de 2018, onde o Representante da AAC, insatisfeito com a intenção da criação e transformação da Comissão Organizadora numa associação, apresentou seu inconformismo com isso que não foi acompanhado por ninguém em sua manifestação, terminando com sua renúncia em continuar como Vice Presidente da Comissão Organizadora e como Representante da AAC, que tanto fez e tem feito para o crescimento desse importante evento para Alagoas.

Para demonstrar isso, no momento, a Associação Alagoana de Ciclismo já conseguiu trazer para a realização desse evento como patrocinadores de todas as 12 etapas do ano de 2016, a Água Mineral Natural Solara, e o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas - IMA-AL. No ano de 2017 e de 2018, a Porto Seguro, a SAMCICLO, o KASCÃO, a SENSE Bike Passion e o Eduardo Acioli que fez um excelente Projeto de Mídia do Circuito Integração que serviu para os anos de 2017 e de 2018 e servirá para anos futuros.

Apesar de não mais participarmos da Comissão Organizadora e considerando que não houve nenhuma discussão nem desapego ao evento, é claro, continuamos participando, apoiando e estamos em busca de mais patrocínios que com certeza este evento encanta a todos pelo próprio nome e que de fato acontece a INTEGRAÇÃO de todos os grupos ciclísticos não só de Alagoas, mas também de grupos circunvizinhos, tendo vindo ciclistas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. 

O CIRCUITO INTEGRAÇÃO consiste de um conjunto de Etapas de Passeios Ciclísticos por meio de trilhas ao longo de estradas de terra e em locais aprazíveis, com banhos em rios, cachoeiras, represas, praias ou piscinas, amplamente divulgadas pelos canais midiáticos eletrônicos desta Associação (site, facebook, instagram, twitter, áudio e vídeo), além de mídias parceiras desse evento na modalidade ciclística de Mountainbike - MTB, realizados em percursos aproximados de 30 a 40 km, conforme as condições de terrenos e dos locais escolhidos.

Cada percurso é desenvolvido para valorizar as coisas boas de cada cidade, priorizar a segurança dos ciclistas por onde os mesmos irão passar, respeitando o meio ambiente e assim valorizando as logos de nossos Patrocinadores e dos Grupos Ciclísticos participantes.

A seguir, colocamos a programação ocorrida no Circuito Integração do ano de 2018 (atual), 2017 e a do ano de 2016.

Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).