PEDALA ALAGOAS - ARAPIRACA

PROJETO DA EMENDA PARLAMENTAR

PEDALA ALAGOAS - EMENDA PARLAMENTAR
DO SENADOR RODRIGO CUNHA

MINISTÉRIO DA CIDADANIA

SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE

SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

COORDENAÇÃO-GERAL DE LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO REALIZADO EM ARAPIRACA

PROJETO PEDALA ALAGOAS ANO II - 3ª ETAPA

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR DIVALDO SURUAGY EM ARAPIRACA/AL

O PROJETO PEDALA ALAGOAS visa fomentar a prática esportiva do Ciclismo para alunos da rede pública de ensino em várias cidades do estado de Alagoas, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária entre 09 (nove) e 17 (dezessete) anos, com intuito de ensinar através do esporte, conhecimento da modalidade, valores utilizados para a vida, noções de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Esporte (ciclismo), Cultura, Ciclo Turismo, saúde e melhorar a qualidade de vida da comunidade atendida.

Nossa equipe do projeto, teve a Coordenação Geral de Rodrigo Silva Moreira, a Coordenação Técnica de Ivanilda dos Santos, a Coordenação dos Serviços de Produção de fotos e vídeos, e dos Serviços de Comunicação e Marketing digital com a MEI Sra. Carla Danielle Cardoso da Silva em duas cidades (Penedo e Maragogi) e depois teve que se afastar por motivos particulares, em seu lugar foi convidada e participou com muito esmero a Sra. Thaline da Silva Rodrigues, o Monitor Matheus de Pádua Floriano Cardoso Leite, como MEI na Prestação de Serviços de Mecânico de Bicicleta a empresa da Lariane Gabriele dos Santos que contratou o Sr. Francisco José dos Santos e por último o Presidente da Associação Alagoana de Ciclismo-AAC, Antônio Facchinetti, supervisionando as ações.

Estivemos na cidade de Arapiraca por mais de três vezes, mais do que foram  previstos no nosso cronograma de execução, uma vez que queríamos contatar com o Prefeito Luciano Barbosa e não conseguimos. Assim, tivemos que partir para outras alternativas. Uma delas foi que na primeira vez fomos levado por uma pessoa amiga para nos encontramos com o Secretário Adjunto do Esporte o Sr. Benilton, que não conseguiu nos ajudar em nada. Depois, de outra vez, conseguimos falar com a Sra. Ana Carla, Servidora municipal e Coordenadora das Escolas de Arapiraca. Foi ela quem nos assessorou e indicou para trabalharmos no desenvolvimento do nosso projeto na Escola Municipal Governador Divaldo Suruagy, onde ficamos conhecendo a Diretora dessa Escola a Sra. Gabriela Albuquerque, a Vice Diretora a Sra. Lucia Helena e a Coordenadora Pedagógica a Sra. Aisley.

A diretora e a vice diretora dessa escola ficaram muito empolgadas com a possibilidade do desenvolvimento do projeto na escola e estava sempre perguntando se estava tudo certo para acontecer em sua escola e realmente foi lá que conseguimos realizar.

Não tivemos apoios maiores da prefeitura de Arapiraca e assim, desenvolvemos o nosso projeto envolvendo todos os alunos da escola, uma vez que se tratava de uma escola em tempo integral e relativamente pequena, com 280 alunos e todos foram contemplados pelo projeto.

Continuando a falar sobre as viagens para Arapiraca, temos os seguintes:

Após esses contatos durante as viagens, outras ações e assuntos foram resolvidos através da Plataforma do WhatsApp, elemento hoje essencial para resolução de várias ações.

Este projeto teve sua terceira etapa na cidade de Arapiraca, na Escola Governador Divaldo Suruagy.

Assim, foi conseguido dois dos palestrantes da própria cidade e o terceiro desta entidade, onde as palestras aconteceram da seguinte forma:

Nesta etapa, tivemos como assessoria de comunicação, imagem, vídeo e marketing da Sra. Thaline da Silva Rodrigues que teve uma excelente participação.

Após as palestras, no dia 20/10, (sexta feira) tivemos o evento esportivo das 9 às 11 horas. Foi realizado um percurso da escola até a Praça Área Verde de Arapiraca, onde tivemos a participação da SMTT com viaturas e agentes cuidando do trânsito, de uma ambulância com enfermeiro para os primeiros socorros, uso da área de refeição da Escola para a saída, o retorno dos alunos e para recepção com lanches e suco de laranja do Kascão, com mesas e cadeiras para disposição de uma "mesa de frutas" fornecida por esta entidade e do suco de laranja do Kascão, vários professores, coordenadores e servidores da escola em apreço cuidando das crianças.

Neste dia do evento esportivo, entregamos para cada um dos cerca de 200 (duzentos) alunos participantes, uma camisa do evento, um capacete de ciclista e um kit de segurança para ciclistas constituído de refletivo dianteiro, traseiro, de rodas, campainha e um espelho retrovisor que são itens obrigatórios para andar no trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

ENTREVISTA NO OPS E VISITA NA SMTT DE ARAPIRACA DIA 27/09/2023

1ª PALESTRA EM ARAPIRACA

2ª PALESTRA EM ARAPIRACA

3ª PALESTRA EM ARAPIRACA

EVENTO ESPORTIVO EM ARAPIRACA

Foram convidados e agradecemos pelo apoio e participação o Prefeito Luciano Barbosa, a Secretária de Educação Sra. Maria Eliete Barros da Rocha, o Secretário de Esporte Josenildo de Souza, a Superintendente da SMTT, Sra. Katiane Duarte e sua equipe (Francisco, Patrícia, Alberto e Ingrid), aos professores e coordenadores da escola em apreço através de sua Diretora Sra. Gabriela Albuquerque, de sua Vice Diretora Sra. Lucia Helena e de sua Coordenadora Pedagógica Sra. Aisley, aos palestrantes convidados, ao Junior do Kascão pelo excelente suco de laranja que todos adoram e Especialmente ao Senador Rodrigo Cunha mentor da única Central de Emendas onde conseguimos a aprovação da emenda para realização deste projeto.

Nossos contatos: Email da AAC: assocalciclismo@gmail.com; Fone e whatsapp: (82) 99995-3618 (Antônio Facchinetti – Sócio Fundador e atual Presidente da AAC) e (82) 99101-4001 (Ivanilda dos Santos – Coordenadora Técnica do Projeto).

Projeto Elaborado e Descrito pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC)