ARA - JUÁ 2023

CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DA BAHIA/BA

CICLOVIAGEM DE ARAPIRACA/AL ATÉ O JUAZEIRO DA BAHIA/BA EM 2023

Ciclistas de 37 a 84 anos viajaram 570 km de bicicleta pela sétima vez entre Arapiraca e Juazeiro, sendo que desta vez o destino será Juazeiro da Bahia. Nas seis viagens anteriores o destino foi Juazeiro do Norte, no Ceará.

LIDE: Este ano a largada acontecerá às 5:00 horas da manhã do dia 6 de junho, no hotel Sol Nascente, em Arapiraca, e o percurso de 570 km será feito em cinco dias, com pernoites nas cidades de Olho D’Água do Casado (AL), Jatobá (PE), Rodelas (BA), Curaçá (BA) e Juazeiro (BA).

CONTEÚDO: O objetivo da cicloviagem, criada pelo arapiraquense Egberto Pedro em 2008, é reunir os amigos que gostam de curtir a vida e a amizade com qualidade de vida e professar a fé. Neste ano, entre ciclistas e equipe de apoio, 25 pessoas estiveram nas estradas de Alagoas, Pernambuco e Bahia.

Alguns atletas se destacam pelas suas histórias de superação e longevidade ativa:

ARESTIDES PORONGABA: Iniciou a prática do ciclismo aos 10 anos de idade. Hoje, aos 81 anos, ainda prática regularmente o ciclismo e já percorreu de bicicleta os estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, parte da região de Alagoas, Minas Gerais e Santa Catarina. Também já pedalou pela Espanha, França, Portugal e a Patagônia, entre o Chile e a Argentina. Seu Arestides, que é natural de Paulo Jacinto e mora atualmente em Maceió, fará sua primeira participação no ARA-JUA 2023.

ÁLVARO CÉZAR: Iniciou a prática do ciclismo em 1980 tardiamente aos 37 anos. Hoje, os 79 anos, pedala regularmente e já competiu nas modalidade de ciclismo de estrada, mtb e triátlon. Seus mais importantes títulos são: tricampeão brasileiro de triátlon olímpico, campeão sul-americano de triátlon olímpico e vice-campeão panamericano de triátlon olímpico, além de campeão do triátlon internacional de santos, todos os títulos em sua categoria. 

Também conhecido como O Ironman Baiano, por ser o primeiro atleta baiano a concluir o Ironman do Hawaii, em 1994. No ciclismo de estrada foi pentacampeão baiano e campeão norte-nordeste. Este ano, além de estar se preparando para a seletiva do Ironman do Hawaii na categoria 80 – 84 anos, fará a sua quarta participação no ARA-JUA 2023.

LUDSON MONTEIRO LEÃO: Iniciou as práticas de ciclismo e corrida de rua depois de uma cirurgia bariátrica, quando pesava em torno de 168 kg. Hoje, o jovem fisioterapeuta arapiraquense, de 36 anos, pesa aproximadamente 83 kg e leva a vida entre os cuidados aos seus pacientes e as pedaladas para o ARA-JUA 2023, além dos treinamentos e participações em corridas de rua pelo estado de Alagoas. Um jovem que, com muita coragem, tomou a decisão certa para uma melhor qualidade de vida.

PARTICIPANTES: este ano estiveram presentes no evento 17 ciclistas: Antônio Facchinetti (68 anos), Arestides Porongaba (82 anos), Álvaro César (80 anos), José Luiz Salcedo Ibañez (67 anos), Marcos Antônio Rodrigues (64 anos), Egberto Pedro da Silva (62 anos), Eduardo Jorge Moraes da Silva (60 anos), Jairo Cândido Costa (68 anos), Antônio de Albuquerque Bento (56 anos), Geraldo Angelino dos Santos (58 anos), Jorge Adriano Ferreira Alves (51 anos), Coraci Alves Tourinho (62 anos), Valdemir Alves Lino (61 anos), Ludson Monteiro Leão (37 anos), Jorge Lessa de Sousa (64 anos), José Cícero dos Santos (54 anos) e Maria Aparecida Torres dos Santos. Estiveram 6 pessoas no apoio: Edney Santos (66 anos), Edney Cristian de Souza (47 anos), Manoel Moura do Nascimento (84 anos), Valfrido Rodrigues da C. Filho (63 anos), Rosa Cardoso da Silva (51 anos) e Ana Maria 54 anos).

Foi identificado como o mais novo participante o Ciclista Ludson com 37 anos.

Para 2024, além do incentivo ao companheirismo e à qualidade de vida, iremos tamém proclamar as práticas sustentáveis para o ciclismo e para a preservação e regeneração ambiental.

Ciclistas de todo o Brasil, que já possuem o hábito de pedalar grandes distâncias, e de todas as idades, são convidados para se juntarem ao grupo, bastando fazer contato com o organizador, através do WhatsApp (82) 99930 7666.

HOSPEDAGEM: Este ano ficamos nos Hotéis: Hotel Sol Nascente em Arapiraca/AL, Hotel Virgulino em Olho D'Água do Casado/AL, Pousada Central em Jatobá/PE, Pousada Requinte em Rodelas/BA, Pousada Curaçá em Curaçá/BA e Hotel Grande Rio em Petrolina/PE.

Foram nossos apoiadores os seguintes:  Associação Alagoana de Ciclismo-AAC, Nunes Ciclopeças, Casa das Persianas, CDL – Arapiraca, Farmácia Mutti, Clínica Ramalho, TZeus 30 e Empalux.

Informativo com as datas, roteiros e distâncias diárias

Projeto Elaborado por Egberto Pedro da Silva e Descrição feita pelo Prof. Antônio Facchinetti (Engenheiro Civil, Especialista em Transportes, Ex Professor dos Cursos de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia - CTEC, de Engenharia de Agrimensura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e por fim, Membro Fundador da AAC).